“As nossas ondas nunca vos vão deixar”, diz um dos vídeos. “O nosso sol nunca vos vai deixar”, diz outro. As nossas praias e os nossos sabores também não, é garantido noutros dois filmes.
O Turismo de Portugal lançou uma nova campanha para o Reino Unido, onde todo o foco é na situação do eminente Brexit e no facto de que, com ou sem a saída da União Europeia, os britânicos continuarão a ser, sempre, bem-vindos ao nosso território.
Com Brexit ou sem Brexit, Portugal quer que os cidadãos ingleses saibam que serão sempre esperados e que a aliança mais antiga do mundo se mantém, explica a entidade em comunicado. E, por isso, lançou a sua nova campanha #BRELCOME – Portugal will never leave you.
Esta integra um plano de contingência de Portugal para o mercado do Reino Unido, que tem também uma linha de atendimento online dedicada e uma área informativa específica, ambas no portal VisitPortugal.
Portugal garante estar a ser pioneiro na Europa na adoção deste plano de contingência face ao Brexit, que assegura aos britânicos que irão manter as condições de viagem de que beneficiam atualmente — isenção de vistos, criação de corredores dedicados nos aeroportos, utilização dos seguros de saúde ou reconhecimento das cartas de condução.
A campanha promove os ativos do turismo nacional e com um investimento de 200 mil euros vai estar até junho a lembrar que, apesar de mudanças que possam eventualmente estar a chegar, há coisas que nunca mudam. As nossas praias e os nossos sabores, os nossos campos de golfe e os nossos festivais de música não deixarão nunca de acolher bem os visitantes.
Os vídeos são acompanhados por um texto, em inglês: “Caro britânico: às vezes a vida faz-nos partidas e traz mudanças. Mas há coisas que ficarão iguais. Você faz parte da nossa história e juntos, como aliados, mudámos o curso do mundo. Nenhuma fronteira nos separará. O seu sentido de humor e entusiasmo pela vida permanecerão para sempre na areia das nossas praias, nos nossos campos de golfe, nas nossas adegas e nos nossos festivais de música. Brexit pode ser a palavra, mas de nós, ouvirá sempre Brelcome“.
A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, lembra que as medidas aprovadas pelo governo português para acolher os cidadãos britânicos no pós-Brexit foram “muito bem recebidas pelos operadores turísticos e pelos britânicos” e lembra que este é o nosso principal mercado turístico e tem vindo a crescer.