Back in Town

Biblioteca do antigo Cinema Europa abre este domingo

O Dia Mundial do Livro foi a data escolhida para reabrir o mítico espaço de Campo de Ourique, em Lisboa. Há cinco mil livros para consultar.

A escultura de Euclides Vaz na fachada foi mantida

Há promessas políticas que não são cumpridas, mas este não foi o caso da abertura do espaço cultural do antigo Cinema Europa, em Lisboa. “Até ao fim do mês, teremos a abertura do espaço e o funcionamento da biblioteca em pleno”, disse o presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique, Pedro Cegonho (PS), no início de abril. Dito e feito. A abertura está marcada para este domingo, 23 de abril.

É no Dia Mundial do Livro que todos estão convidados a entrar no renovado espaço do bairro onde até 1981 funcionou uma sala de espectáculos. A nova biblioteca, que integra a Rede BLX (Bibliotecas Municipais de Lisboa), vai funcionar de segunda-feira a sábado, entre as 10 e as 19 horas. Além dos livros e das salas de leitura, o antigo Cinema Europa irá ainda ter várias atividades culturais.

Segundo a programação, este domingo, até às 15 horas, será apresentada uma exposição de pintura de Lourenço Da Câmara Lomelino e serão também feitas leituras de poesias com os atores Maria José Baião e João d’Ávila como convidados. Às 16 horas irá ser projetado o filme “As memórias do SOS Cinema Europa”. Depois segue-se uma performance dos alunos de teatro da Universidade Sénior da Junta de Freguesia de Campo de Ourique.

O Cinema Europa abriu pela primeira vez em fevereiro de 1931. Acabou por fechar no início dos anos 80, como aconteceu com muitas outras salas do País. Desde 2010 que se falava de um projeto de restruturação do espaço, mas só agora foi finalizado. O edifício foi adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa em 2014 e esteve em obras desde o final de 2016.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT