Na cidade

Banhos proibidos nas praias de Carcavelos e São Pedro do Estoril

A culpa é das medusas que nos últimos dias têm dado à costa na Marinha Grande.
Ir à água não é uma opção.

Os banhos já tinham sido desaconselhados na praia da Vieira, na Marinha Grande, durante o fim de semana. Agora, a bandeira vermelha foi hasteada nas praias de Carcavelos e de São Pedro do Estoril. A culpa é das medusas velella.

Trata-se de uma espécie de medusas menos perigosas do que as mais comuns ou até as caravelas portuguesas, mas ainda assim suficientemente nocivas para que a Autoridade Marítima Nacional tenha dado ordem para proibir os banhos nestas zonas. A decisão foi tomada “por uma questão de salvaguarda dos banhistas, após ter recebido o alerta para o aparecimento destes organismos pelos nadadores-salvadores destas praias”.

“Trata-se de uma espécie de ocorrência comum e os seus tentáculos são pequenos e ligeiramente urticantes, sendo aconselhável evitar o contacto direto com os mesmos de forma a evitar potenciais reações alérgicas, em caso de maior sensibilidade. Não havendo evidências de queimaduras ou problemas de saúde associados, é considerada inofensiva”, revela o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que nota também que o surgimento desta espécie tem acontecido, os últimos dias, por toda a costa portuguesa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT