na cidade

Arrendamento acessível: 191 candidaturas em horas — e oito casas disponíveis

Programa oferece benefícios para os senhorios e preços mais baixos para os arrendatários. Começou esta segunda-feira.
Para facilitar o acesso a habitação.

Comprar casa continua a ser um desafio e a situação para arrendar não está muito melhor. A nova iniciativa, agora em vigor, pode ajudar. Em poucas horas, o Programa de Arrendamento Acessível contabilizou 191 candidaturas e oito alojamentos registados na plataforma criada para o efeito no Portal da Habitação. 

O Programa entrou em funcionamento esta segunda-feira, 1 de julho, trazendo benefícios para proprietários e arrendatários através de candidaturas numa plataforma no Portal da Habitação, que disponibiliza simuladores de renda para todos os interessados.

Segundo dados revelados pelo Governo ao final do primeiro dia à Lusa e citados pelo “Sol” , até às 17 horas de segunda-feira “houve 3662 visitas à plataforma do arrendamento acessível, 705 registos, 191 candidaturas” a arrendamento acessível. E “oito alojamentos registados”.

A adesão é voluntária para os senhorios, sendo que eles podem beneficiar de uma isenção total de impostos sobre os rendimentos prediais resultantes de contratos de arrendamento ou subarrendamento habitacional enquadrados no Programa de Arrendamento Acessível — em sede de Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) e de Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Coletivas (IRC).

Já os arrendatários têm uma redução de, pelo menos, 20 por cento do preço das rendas de mercado.

Para ser elegível, o valor máximo de rendimento anual de um agregado com uma pessoa não pode ultrapassar o valor bruto de 35 mil euros. Com duas pessoas o valor máximo de rendimentos é de 45 mil euros e, para mais de duas pessoas, é de 45 mil euros, mais cinco mil por pessoa.

O preço de renda mensal deve corresponder a uma taxa de esforço que se situe no intervalo entre 15 por cento e 35 por cento do rendimento médio mensal do agregado familiar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT