Na cidade

Alerta à população: este domingo muda a hora

Na madrugada de 29 de outubro, vamos todos atacar os relógios e confirmar pelo menos três vezes se não estamos a fazer as contas mal.

Não chegue tarde ao trabalho na segunda-feira por causa da mudança da hora.

“Já mudaste a hora no relógio da cozinha? E o do fogão? Bolas, não me posso esquecer de alterar o do carro. Este aqui ainda está mal. Como é que é mesmo? Mais uma hora ou menos uma hora? Nunca percebo nada disto.”

Estamos todos habituados a mudar os relógios duas vezes por ano. Ainda assim, é quase impossível não ficarmos nervosos quando começamos a mexer nos ponteiros, não tenhamos nós feito mal as contas e acabado a trocar as horas. Nós damos uma ajuda: este domingo, 29 de outubro, vamos todos dormir mais uma hora. Isto significa que, quando forem duas horas da manhã, na realidade é apenas uma. 

A mudança da hora foi adoptada pela primeira vez a 30 de abril de 1916, em plena Primeira Guerra Mundial. O objetivo passava por tentar minimizar o uso de iluminação artificial, e assim contribuir para economizar combustível para o esforço de guerra. A partir daí, e com exceção de cinco anos específicos nas décadas de 20 e 30 (1922, 1923, 1925, 1930 e 1933), Portugal tem sempre o horário de verão e de inverno.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT