Na cidade

Alerta, calor: vêm aí dias de tempo bem quente e até “noites tropicais”

Há regiões do País à espera de temperaturas entre os 35 e os 40 graus.
IPMA admite mesmo uma onda de calor.

Prepare-se que o calor está de volta e em força. Até 17 de julho, as temperaturas em Portugal vão subir, tanto no litoral como no interior. E para lá dos dias quentes são esperadas também “noites tropicais”.

Está prevista a continuação do calor, pelo menos, até 17 de julho, “com uma descida temporária de temperatura no dia 12, menos significativa em Trás-os-Montes e Vale do Tejo, e uma nova subida gradual a partir de dia 13, segunda-feira”, adianta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em comunicado. No geral, as temperaturas máximas no País deverão variar entre os 30 e os 35 graus no litoral e entre os 35 e os 40 graus no interior.

Em Lisboa, segunda-feira tem máxima prevista de 40 graus, cenário que se deverá repetir na quinta-feira, 16 de julho. No Porto o calor não será tão intenso. Para os mesmos dias estão previstas temperaturas máximas de 33 graus, as mais altas na região na semana que vem. No Alentejo, tanto na quinta-feira como na sexta-feira, 17 de julho, poderá ver os termómetros chegarem aos 40 graus.

São esperadas ainda noites tropicais, como nota o próprio IPMA, que deixa ainda um alerta: “Os valores de temperatura estão acima do habitual para a época do ano e esta persistência poderá levar a uma situação de onda de calor em diversos locais do país, em especial no interior”.

Por estes dias, a Direção-Geral da Saúde tem relembrado alguns alertas, nomeadamente entre as pessoas mais vulneráveis, para os dias de calor que o País vai sentir por esta altura.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT