Na cidade

Afinal, Torre da Portugália vai ter menos 11 metros

A ARX Portugal Arquitectos tomou esta decisão para atenuar a polémica causada.
Terá agora 49 m.

A torre desenhada pela ARX Portugal Arquitectos para o quarteirão da Portugália, em Lisboa, tem causado uma grande polémica, uma vez que a ideia inicial era que tivesse 60 metros de altura. Os moradores da zona criaram mesmo um movimento cívico chamado Stop Torre 60m Portugália.

Agora, a empresa de arquitetos revelou que o edifício vai ter menos 11 metros do que inicialmente previsto, ficando assim com 49 metros de altura, avança o “Diário de Notícias”. A torre perde assim três andares, mas o edifício Portugália Plaza, ao lado, ganha mais um.

Uma fonte oficial da Câmara Municipal de Lisboa justificou ao jornal a alteração devido à necessidade de “ir ao encontro do que tem sido o debate público”. Os lisboetas dizem que o projeto descaracteriza e fere a identidade arquitetónica dos bairros envolventes e causa sombra sobre vários quarteirões.

Portugália Plaza é o nome da ideia, da autoria da empresa ARX Portugal Arquitetos, que contempla quatro edifícios para os terrenos da mítica Cervejaria Portugália, na Almirante Reis.

A empreitada, de um fundo de investimento alemão, quer criar 85 apartamentos, habitação de convivência, escritórios, espaços comerciais. Haverá ainda 413 lugares de estacionamento para automóveis e 99 para motas, ocupando todo aquele quarteirão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT