Na cidade

Açores recebem certificado de destino turístico sustentável

A região portuguesa é o primeiro arquipélago do mundo com esta distinção.
Destino turístico sustentável.

Portugal entrou esta quinta-feira, 5 de dezembro, para a lista de oito países com regiões certificadas pelo Global Sustainable Tourism Council, graças aos Açores, avança o jornal “Público”.

O arquipélago é ainda o primeiro do mundo com este certificado. O documento foi entregue no início do congresso anual da GSCT, que este ano leva 250 participantes de 42 países à ilha Terceira.

O processo de certificação começou em 2017, com a criação de uma “entidade coordenadora da sustentabilidade do destino turístico” para alcançar o feito, refere a mesma publicação.

A auditoria ficou a cargo da entidade Eartcheck que visitou as ilhas de São Miguel, Terceira e Flores. Foram avaliados parâmetros como “a conservação da energia, da água, a emissão de gases com efeito de estufa, a qualidade do ar, a poluição ruidosa e luminosa, a gestão dos ecossistemas, os transportes e a gestão cultural e social”, refere o “Público”.

O certificado que os Açores receberam é de grau Silver, prata. Havendo ainda mais um patamar a atingir, o ouro. O documento tem a validade de um ano.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT