Na cidade

Acabou-se a festa: hóspedes com menos de 25 anos não podem reservar casas na Airbnb

Medida já foi aplicada em Espanha, Reino Unido e França e pretende controlar as festas ilegais durante a pandemia.
Créditos: cottonbro (Pexels)

A plataforma Airbnb está a restringir as reservas de casas inteiras por parte de menores de hóspedes com menos 25 anos em países como o Reino Unido, Espanha e França. A medida pretende travar a pandemia, uma vez que estas casas estavam a ser usadas para realizar festas ilegais. Nesta fase, a medida só é válida para os jovens que têm menos de três reviews positivas no perfil.

Em março e abril, a Europa foi o epicentro da Covid-19. À medida que o vírus começou a atingir o lado de lá do Atlântico, o nosso continente entrou em fase de desconfinamento. Nos meses mais recentes, a Europa tem sentido um ressurgimento de casos, mas com maior incidência entre os grupos mais jovens.

Os jovens são de menor risco mas ainda assim podem ser responsáveis pela propagação do vírus. As festas ilegais, num tempo em que bares e discotecas estão fechados ou com fortes condicionamentos, têm sido uma das razões apontadas para este aumento do número de infeções.

O Reino Unido, a Espanha e a França são precisamente dos países europeus mais atingidos. Com esta restrição por inteiro, a Airbnb quer contribuir para a diminuição de ajuntamentos à margem das normas de segurança. O “The Guardian” realça que a medida acompanha alguns condicionamentos criados pela plataforma nos Estados Unidos e no Canadá, também para ajudar a travar a pandemia.

Em Portugal não há informações sobre restrições semelhantes. A Airbnb mantém uma página com atualizações em funcionamento sobre novidades relativas à Covid-19, tanto para proprietários como para hóspedes. Porém, se a situação no nosso País piorar, é bem provável que esta medida seja aplicada por cá.

Os dados mais recentes da Universidade Johns Hopkins apontam para cerca de 21 milhões de casos e mais de 760 mil mortes em todo o mundo desde o início da pandemia.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT