Na cidade

Estrela mundial da geologia Penedo Furado recebe obras para o salvar

O marco de geologia da Foz do Arelho, formado no período jurássico, é para vários especialistas sem igual no mundo.
Um marco geológico.

É uma das estruturas de geologia mais importantes do País e agora, a Câmara das Caldas da Rainha anunciou o início de mais uma intervenção de consolidação do Penedo Furado, na Foz do Arelho.

Em comunicado, a autarquia explica que tem estado atenta aos problemas de estabilidade do raro e de relevância mundial geomonumento (monumento geológico) com milhões de anos.

Ao longo dos anos têm sido feitos estudos com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) do qual têm resultado várias intervenções de salvaguarda daquele que é um dos ex-libris da Foz do Arelho e um dos locais mais visitados.

“É um importante elemento do nosso património natural mas isso não trava a implacável erosão causada pelos elementos naturais, como a chuva, o vento e a acção de organismos biológicos”, como a vegetação arbustiva e plantas, adianta a entidade.

A mesma lembra que o Penedo Furado é uma “estrela” mundial da Geologia. Formado no período jurássico, encerra informações geológicas com milhões de anos e, segundo diversos especialistas, não há outro igual no mundo.

Isto deve-se ao facto de que todas as formações semelhantes se encontrarem na costa, enquanto o Penedo Furado se situa mais no interior. A explicação é que a área onde está implantado foi, em tempos, banhada pelo mar mas devido ao recuo dos oceanos acabou rodeada por terra.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT