Na cidade

5 cuidados que deve ter para manter o carro parado durante o isolamento

Nesta altura, há automóveis que ficam largas semanas parados. Conheça os riscos e as dicas dos especialistas para os evitar.
Lavar o carro é uma das ideias.

Portugal já não está em estado de emergência mas continua em situação de calamidade. E esta, ainda que menos restritiva, continua a implicar o dever cívico de recolhimento domiciliário, bem como da necessidade de se manterem as medidas de distanciamento físico.

Ainda esta sexta-feira, 15 de maio, a Direção-Geral da Saúde lançou um novo documento com recomendações, onde volta a referir a importância de medidas de higiene e do confinamento em casa, sempre que tal for possível.

Nesta situação de isolamento, que ainda é válida para milhares de portugueses, há automóveis que ficam durante várias semanas guardados em garagens ou na rua sem trabalhar. Para garantir que os veículos também possam voltar à normalidade, a startup de abastecimento direto de combustível Azul criou cinco dicas para cuidar dos automóveis em tempos extraordinários.

Podem parecer medidas de senso comum ou até excesso de zelo, mas na realidade são essenciais para garantir que, quando finalmente precisar de novo do seu carro, o tem preparado.

Ligar o veículo, pelo menos uma vez por semana

É das indicações mais importantes, segundo os especialistas. Uma vez por semana, ligue o seu carro e deixe-o a trabalhar durante cerca de cinco minutos para garantir um consumo regular da bateria e para pôr a funcionar certos componentes que precisam de atividade. Se o automóvel estiver numa garagem, é importante que faça este procedimento com a porta aberta para evitar possíveis problemas respiratórios e intoxicações. 

Lavar o carro regularmente 

A ferrugem é uma ameaça transversal a qualquer veículo, sobretudo se este estiver imobilizado durante muito tempo. Para prevenir complicações derivadas do enferrujamento quer da parte externa do automóvel, quer dos próprios rotores do freio, lave o carro a cada duas ou três semanas, de forma a eliminar as partículas de ferrugem e toda a sujidade.

Verificar a pressão dos pneus

Quando os pneus ficam no mesmo piso e posição durante muito tempo, a parte que contacta com o solo pode ficar ou mais macia ou mais rígida que o restante pneu. Para evitar que os pneus desenvolvam manchas planas, deve verificar a pressão a cada duas semanas.

Controlar o depósito de combustível 

Se, por um lado, deixar o tanque de combustível cheio ajuda a minimizar a evaporação, por outro lado, ter o combustível parado no tanque, sem uso, pode envelhecer o produto e danificar outras peças do sistema de alimentação. Assim, o ideal é ter algum combustível e ir fazendo algumas deslocações curtas, de modo a lubrificar o sistema e a não deixar a gasolina ou o gasóleo perder qualidade.

Verificar os filtros de ar

O filtro deve ser removido para verificar se está ou não limpo, de modo a evitar que quando volte a pegar no carro, não sinta falta de potência quando acelerar. Para a limpeza dos filtros de ar, deve usar um aspirador ou pano húmido e ar comprimido para limpar o fundo do recetáculo do filtro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT