Na cidade

4 dicas para tirar fotografias como um profissional com o novo Huawei P40 Pro

O novo telemóvel é perfeito para participar no Huawei Next-Image 2020, o maior concurso de fotografia mundial com smartphones.
Fotografia incrível de Carlos Pinto.

Estávamos em março quando a Huawei deu mais um passo estratégico na conquista do mercado tecnológico mundial. As expetativas para o lançamento dos novos smartphones da linha P40 não podiam ser maiores – e a verdade é que a marca esteve à altura do desafio.

A nova linha P40 marca o início da era visionária, focada sobretudo na fotografia, mas também no hardware e na inteligência artificial. Entre as várias características fabulosas, a nova gama tem a câmara mais avançada da marca até agora, chegando mesmo a rivalizar com máquinas fotográficas profissionais.

E não somos só nós que o dizemos – são sobretudo os fotógrafos profissionais que cada vez mais utilizam os smartphones para o seu trabalho diário. A pensar nisso mesmo, a Huawei decidiu criar um concurso mundial para encorajar todas as pessoas a criar imagens sem limites de criatividade. Chegaram, assim, os Prémios Huawei Next-Image 2020, o maior concurso mundial de fotografia e vídeo para smartphones.

Dividido em seis categorias, o concurso está aberto a todas as pessoas que tenham um telemóvel Huawei e vai permitir que os fotógrafos de smartphone amadores possam partilhar as suas imagens inspiradoras com o mundo.

Com mais de 70 hipóteses de ganhar vários prémios – incluíndo o mais recente smartphone visionário da marca, o Huawei P40 Pro ou uma bolsa no valor de 10.000 dólares –, as imagens mais poderosas serão selecionadas por um grupo internacional de especialistas em fotografia. 

Ao mesmo tempo que decorre o concurso mundial, a Huawei Portugal decidiu ainda lançar um concurso nacional para premiar apenas os portugueses. O passatempo #NextImagePT arrancou no dia 20 de maio e termina a 31 de julho. A cada duas semanas, a Huawei escolhe um vencedor. Se quiser participar, só tem mesmo de partilhar nas suas redes sociais imagens tiradas com um smartphone Huawei ou Honor e colocar na descrição a hashtag #NextImagePT.

Com a ajuda de cinco fotógrafos portugueses bem conhecidos, a Huawei vai então escolher as melhores imagens e premiá-las. Arlindo Camacho, Carlos Pinto, José Ramos, Manuel Pita e Rui Valido são os cinco profissionais embaixadores do Next-Image 2020 em Portugal. Cada vencedor vai receber um smartphone Huawei P40 Pro, uns earphones Huawei Freebuds 3 e ainda um voucher de 50€ para utilizar na compra de produtos Huawei Online.

O novo Huawei P40 Pro é, como já deve ter percebido, o melhor smartphone de fotografia do mundo e, por isso, a opção ideal para participar nestes concursos – tanto no mundial como no nacional. É que o topo de gama da série P40 surge com quatro câmaras na traseira: uma principal Ultra Vision de 50MP, uma ultra grande angular cinematográfica de 40MP; uma Telefoto SuperSensing de 12MP; e, por fim, uma câmara com sensor de profundidade 3D.

Juntas, são capazes de produzir fotografias perfeitas de exposição mais longa, de grande perspetiva, com cores nítidas e zoom de 5x, 10x e 50x, sejam noturnas ou em contra luz. Com um reconhecimento de mais de 1500 cenários e 25 categorias, a função de fotografia assistida por inteligência artificial conhece também diferentes objetos na mesma imagem e ajusta automaticamente as definições ao que está a ser fotografado.

Assim, mesmo que não seja um fotógrafo profissional, vai conseguir tirar fotografias perfeitas. Não acredita? Para que descubra qual a melhor forma de conseguir uma fotografia inesquecível, a Huawei desafiou o fotógrafo Carlos Pinto a partilhar algumas dicas de como fotografar com o smartphone Huawei P40 Pro. E a NiT, obviamente, vai partilhá-las consigo.

1. Tirar fotografias de objetos em movimento

Se existir a necessidade de fotografar um sujeito em movimento, na opção fotografia, pressione com o dedo no botão de disparar e terá congeladas 30 fotografias por segundo em alta definição. Depois, é só escolher a melhor.

2. Alterar brilhos e contrastes

Na opção Pro da câmara do Huawei P40 Pro, basta escolher que quer fotografar em modo “Raw”, para ser possível ter mais latitude na pós-produção da imagem. Com isto, poderá alterar os brilhos, contrastes, cor, saturação, definição de uma maneira mais profissional e com maior precisão – tudo sem danificar a imagem.

3. Focar o retrato e desfocar atrás

Sabe aqueles retratos que os profissionais fazem onde o sujeito está focado e tudo o que está atrás aparece desfocado? Se quiser fazer igual só precisa do Huawei P40 Pro. Escolha a opção abertura na câmara do telefone e clique no ícone F no ecrã. Depois, opte por um número entre F2.4 e F0.95, foque o sujeito e dispare. Irá ter uma agradável surpresa.

4. Alterar as definições da câmara

Na opção Pro da câmara do novo Huawei P40 Pro, pode controlar os settings da câmara como se fosse uma máquina profissional. É possível alterar manualmente o ISO (sensibilidade à luz) – a partir do ISO consegue controlar a quantidade de luz que precisa para captar as suas fotografias, ou seja, quanto maior, menos luz precisa. Esta característica é especialmente importante para captar fotografia em locais com pouca luz ou durante a noite.

É possível alterar também a velocidade da captura: quanto maior for o número mais facilmente congelará o objeto em movimento. O modo focagem divide-se entre AF-C, focagem contínua, para objetos/pessoas em movimento; ou AF-S, focagem singular, para objetos/pessoas estáticos. Também pode escolher manualmente o tipo de calibração de cor, consoante o ambiente onde está inserido.

No Huawei P40 Pro poderá escolher a temperatura de cor tal como numa câmara profissional. Se for ao menu Pro do smartphone basta clicar no ícone WB (que se encontra à direita no ecrã) e pode alterar manualmente a temperatura da cor. Nesse menu pode escolher ainda o modo automático AWB, no qual o smartphone seleciona automaticamente a temperatura da cor. Pode optar manualmente pelo ícone “Sol”, se estiver a fotografar num dia solarengo; pelo ícone “Nuvens”, se estiver nublado; pelo “Indoor”, se estiver num espaço fechado em que a luz é bastante amarela; pelo ícone “Lâmpada”, se estiver, por exemplo, numa cozinha com luz fluorescente.

Este artigo foi escrito em parceria com a Huawei.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT