Na cidade

4 dicas para fotografar as paisagens mais bonitas do País com o novo Huawei P40 Pro

O fotógrafo José Ramos dá os melhores truques para participar no Huawei Next-Image 2020, o maior concurso de fotografia com smartphones.
Fotografia incrível no Alentejo de José Ramos.

Até há poucos anos, tirar fotografias fiéis à realidade parecia um feito impossível. As paisagens maravilhosas que os nossos olhos viam nítidas e cheias de cores, tornavam-se completamente diferentes quando apareciam no ecrã dos nossos telemóveis.

Hoje em dia já não é assim. Tirar fotografias de sonho, qualquer que seja o cenário ou a luz, e criar imagens originais com um simples telemóvel é realmente possível. E se fotografarmos com o novo Huawei P40 Pro, elas tornam-se ainda mais reais, graças à sua câmara incrível — que chega mesmo a rivalizar com máquinas fotográficas profissionais.

Com um premiado sistema de quatro câmaras Leica Ultra Vision, o smartphone focado na fotografia e na inteligência artificial, é perfeito para conseguir retratar todos os pormenores das incríveis paisagens de Portugal, sem grande esforço, para que nunca deixe passar um momento em branco. 

As quatro câmaras na traseira do novo telemóvel são capazes de produzir fotografias perfeitas de exposição mais longa, com uma grande angular, cores nítidas e zoom de 5x, 10x e 50x, sejam noturnas ou em contra luz. O sistema de câmaras, com a ajuda da inteligência artificial que já lhe falámos, produz fotografias super luminosas, nítidas e fiéis à realidade. É como se estivéssemos mesmo lá.

Quem o diz é José Ramos, um dos fotógrafos portugueses mais prestigiados e embaixador da categoria Perto/Longe do concurso Huawei Next-Image 2020 — o maior concurso mundial de fotografia e vídeo para smartphones. Desafiado pela Huawei e fascinado pelas características técnicas destas lentes, o profissional decidiu partilhar algumas dicas importantes para fotografar paisagens portuguesas com o incrível Huawei P40 Pro.

Para isso, utilizou alguns dos modos da câmara do telemóvel especialmente concebidos para fotografar paisagens, que nos fazem viajar com as suas grandes angulares e nos mostram que, mesmo longe, podemos estar perto — graças às lentes do Huawei P40 Pro. Para José Ramos, o processo de criação de uma imagem memorável de natureza e paisagem tem várias etapas: a preparação e o planeamento, a captura, a composição e, por fim, a seleção e edição. 

A nitidez das cores. (foto: José Ramos)

Os Prémios Huawei Next-Image 2020

Dividido em seis categorias, os Prémios Huawei Next-Image 2020 estão abertos a todas as pessoas que tenham um telemóvel Huawei e vai permitir que os fotógrafos de smartphone amadores possam partilhar as suas imagens inspiradoras com o mundo.

Com mais de 70 hipóteses de ganhar vários prémios — incluindo o mais recente smartphone visionário da marca, o Huawei P40 Pro ou uma bolsa no valor de 10 mil dólares (cerca de 8.700 euros) —, as imagens mais poderosas serão escolhidas por um grupo internacional de especialistas em fotografia.

Ao mesmo tempo que decorre o concurso mundial, a Huawei Portugal decidiu ainda lançar um concurso nacional para premiar apenas os portugueses. E o melhor é que Portugal já está entre os países com mais participações no concurso mundial de fotografia para smartphones da Huawei — é o 15.º país da lista, com quase 10 mil inscrições.

O passatempo #NextImagePT arrancou no dia 20 de maio e termina já no próximo dia 31 de julho. A cada duas semanas, a Huawei vai escolher um vencedor. Se quiser participar, só tem mesmo de partilhar nas suas redes sociais imagens tiradas com um smartphone Huawei ou Honor e colocar na descrição a hashtag #NextImagePT. O último vencedor, que vai ganhar um smartphone Huawei P40 Pro, uns earphones Huawei Freebuds 3 e ainda um voucher de 50€ para utilizar na compra de produtos Huawei Online vai ser escolhido no final de julho pelo fotógrafo José Ramos.

A seguir, carregue na galeria para conhecer as dicas de José Ramos para tirar fotografias às melhores paisagens do País com o novo Huawei P40 Pro.

Este artigo foi escrito em parceria com a Huawei.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT