Na cidade

4 dicas para contar histórias incríveis através de simples fotografias

O novo Huawei P40 Pro é o telemóvel ideal para participar no Huawei Next-Image 2020, o maior concurso de fotografia mundial com smartphones.
Fotografia de Manuel Pita.

Há quem conte histórias através do cinema, do teatro ou da televisão. Porém, é nas fotografias que encontramos cargas enormes de emoções, ao retratarem e eternizarem momentos especiais como mais nenhuma outra forma de storytelling é capaz de fazer.

A fotografia, apesar de estática, conta um acontecimento e transmite um sentimento, um pensamento e muitas vezes até um cheiro, remetidos pela nossa memória afetiva. Assim, todas as fotografias contam uma ou várias histórias. E quando fotografamos com um Huawei P40 Pro, elas tornam-se ainda mais reais, graças à câmara mais avançada da marca até agora — que chega mesmo a rivalizar com máquinas fotográficas profissionais.

O grande trunfo da Huawei é, sem dúvida, ter o melhor smartphone de fotografia do mundo: o Huawei P40 Pro. Com um premiado sistema de 4 Câmaras Leica Ultra Vision, que rivaliza com máquinas fotográficas profissionais, ele é perfeito para conseguir fotografias incríveis e sem grande esforço, para que nunca deixe passar um momento em branco.

Assim, a Huawei decidiu desafiar o fotógrafo Sejkko (Manuel Pita), embaixador da categoria Storyteller do concurso Huawei Next-Image 2020 — o maior concurso mundial de fotografia e vídeo para smartphones — para explicar como é que uma imagem ou uma série de imagens captadas com o novo smartphone podem contar uma bonita história. E o resultado não podia ter ficado melhor.

Sejkko decidiu então contar a história de duas irmãs a lutar pelo controlo de uma máquina que pode alterar a camada quântica da realidade. Na publicação das imagens na sua página de Instagram, pode ler-se: “Existe uma vilã e uma heroína nesta história? O que aconteceria se um dia desenvolvêssemos tecnologia que pudesse afetar as peças fundamentais da nossa realidade? Será que, na verdade, estas irmãs são a mesma pessoa, mas em mundos diferentes? A narrativa visual expandiu os nossos horizontes cognitivos desde que a linguagem e as imagens surgiram. É assim que imaginamos mundos possíveis, como sonhamos, e até como nos colocamos no futuro do qual queremos fazer parte”.

Com o maior sensor fotográfico alguma vez colocado num smartphone, o Huawei P40 Pro tira fotografias de alta qualidade e aparência profissional mesmo nos cenários mais difíceis. Assim, mesmo que não seja um fotógrafo profissional, vai conseguir tirar fotografias perfeitas.

Os Prémios Huawei Next-Image 2020

Mostrar o poder positivo de criatividade é o mote dos Prémios Huawei Next-Image 2020. Dividido em seis categorias, o concurso mundial está aberto a todas as pessoas que tenham um telemóvel Huawei e vai permitir que os fotógrafos de smartphone amadores possam partilhar as suas imagens inspiradoras com o mundo.

Com mais de 70 hipóteses de ganhar vários prémios — incluindo o mais recente smartphone visionário da marca, o Huawei P40 Pro ou uma bolsa no valor de 10 mil dólares (cerca de 8.700 euros) —, as imagens mais poderosas serão escolhidas por um grupo internacional de especialistas em fotografia.

Ao mesmo tempo que decorre o concurso mundial, a Huawei Portugal decidiu ainda lançar um concurso nacional para premiar apenas os portugueses. E o melhor é que Portugal já está entre os países com mais participações no concurso mundial de fotografia para smartphones da Huawei — é o 15.º país com mais participações, havendo já mais de 8.400 inscrições. 

O passatempo #NextImagePT arrancou no dia 20 de maio e termina a 31 de julho. A cada duas semanas, a Huawei escolhe um vencedor. Se quiser participar, só tem mesmo de partilhar nas suas redes sociais imagens tiradas com um smartphone Huawei ou Honor e colocar na descrição a hashtag #NextImagePT.

Com a ajuda de cinco fotógrafos portugueses bem conhecidos, a Huawei vai então escolher as melhores imagens e premiá-las. Arlindo Camacho, Carlos Pinto, José Ramos, Manuel Pita e Rui Valido são os cinco profissionais embaixadores do Next-Image 2020 em Portugal. Cada vencedor vai receber um smartphone Huawei P40 Pro, uns earphones Huawei Freebuds 3 e ainda um voucher de 50€ para utilizar na compra de produtos Huawei Online.

A seguir, carregue na galeria para conhecer as dicas de Sejkko para tirar fotografias que contam histórias incríveis com o novo Huawei P40 Pro.

Este artigo foi escrito em parceria com a Huawei.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT