Miúdos

Crianças do pré-escolar não vão ter de usar máscara e podem brincar juntas

O regresso está agendado para o dia 1 de junho. O "direito de brincar" estará salvaguardado.
Portugal está em situação de calamidade.

No dia 1 de junho, o ensino pré-escolar volta ao ativo, após uma interrupção devido à pandemia do novo coronavírus. De acordo com as orientações divulgadas esta sexta-feira, 22 de maio, pelo Ministério da Educação, as crianças não terão de utilizar máscara de proteção.

O mesmo não acontece com os docentes e restantes funcionários das instituições. Além disso, as crianças poderão brincar umas com as outras: “Pese embora as regras atuais de distanciamento físico, importa não perder de vista a importância das aprendizagens e do desenvolvimento das crianças e a garantia do seu direito de brincar.”

A medida já implementada pelas creches, da não circulação dos encarregados de educação no interior das instalações, entrará em vigor também para o pré-escolar.

Além disso, os miúdos não deverão levar brinquedos, ou outros objetos desnecessários, de casa para a escola. Serão privilegiadas as atividades exteriores, em regime rotativo, e canceladas as festas e reuniões de encarregados de educação.

As crianças também não deverão permanecer nas escolas por “período superior ao estritamente necessário”, assim como “devem trocar o calçado que levam de casa por outro apenas utilizado no espaço do Jardim de Infância”, que permanecerá na escola e será desinfetado diariamente.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT