NiTfm live

Alimentação Saudável

Vai ficar chocado: estes são os 10 bolos de pastelaria com mais calorias

O pior tem 515 calorias por 100 gramas. Confirme se o seu favorito faz parte desta lista.
O bolo de arroz faz parte da lista, mas não ocupa o 1.º lugar.

Ir a uma pastelaria e não pedir um bolo é quase tão difícil como entrar num restaurante McDonald’s e ignorar os hambúrgueres. O nosso cérebro diz-nos repetidamente: “Come, come, come”. Não temos dúvidas de que é uma luta inglória, mas não deve desistir de vencê-la.

É que os bolos de pastelaria, por exemplo, “são alimentos altamente calóricos, cheios de gordura e de açúcar, que não nos trazem qualquer tipo de benefício”, como explica à NiT a nutricionista Maria Gama.

Se dúvidas houvesse, decidimos acabar com elas. Analisámos a composição nutricional de todas as variedades e encontrámos as dez mais calóricas. O pior bolo contém 515 calorias por 100 gramas — não é preciso muito para uma unidade ter este peso.

Se pensarmos que o valor energético recomendado para um adulto saudável é de 600 calorias ao almoço, já estaria quase no limite ao ingerir este alimento. No caso do jantar, já teria ultrapassado em 115 calorias.

“Por vezes, podemos esquecer-nos do lanche em casa ou não termos tempo para o preparar. Então, qual é a solução? Pedir um pão no café, mesmo que seja do tipo ‘branco’. Embora não seja o tipo de pão que aconselho (o de centeio tem mais fibra, menos açúcar e menos hidratos de carbono), é muito melhor do que lanchar um bolo”, alerta a autora do blogue NiT “Põe-te na Linha”.

E continua: “Normalmente, os cafés têm sempre pão, portanto, não arranje desculpas para comer um bolo todos os dias.

Carregue na galeria para descobrir quais são os dez bolos de pastelaria mais calóricos, do que está em décimo lugar para aquele que ocupa a primeira posição.