Alimentação Saudável

Parecem panquecas, mas são pataniscas de bacalhau. E são deliciosas

Há poucas coisas à mesa mais portuguesas que o bacalhau. Estas pataniscas querem reservar o seu lugar.
Aceitam-se propostas para baptizar estas pataniscas com pinta de panqueca.

Na hora de apresentar a gastronomia nacional a um estrangeiro, há um elemento obrigatório: o bacalhau. Desde o tempo das nossas avós que o bacalhau se faz de mil e uma maneiras. E entre essas maneiras há pratos que contam diferentes receitas. É o caso das pataniscas de bacalhau.

Ana S. Guerreiro, autora do blogue NiT “Mamã Paleo”, tem a sua própria receita de pataniscas e logo com um twist curioso: parecem panquecas.

Embora estas semelhanças sirvam para a autora se aventurar com humor a explorar diferentes nomes – “pasnecas”, “pantaniscas” e “panquequistas” estão entre as opções -, não nos enganemos: é de pataniscas que aqui falamos. E são low carb e sem glúten.

Esta receita conta com alguns ingredientes obrigatórios, é o caso dos ovos, coentros, sal, salsa e alho, mas também com elementos inovadores, como é o caso da curgete. Demora cerca de 25 minutos a fazer e serve em média oito pessoas.

Do que precisa

— Dois ovos
— 120 grs de bacalhau desfiado.
— Uma curgete (cerca de 200 grs)
— Três colheres de sopa de linhaça moída
— Duas colheres de sopa de farinha de aveia ( low carb, trocar por amêndoa ou mais linhaça)
— Duas colheres de sopa cheias de cebola picada
— Uma colher de sopa de coentros picados
— Uma colher de sopa de salsa picada
— Uma colher de chá de alho picado
— Uma colher de café de pimentão doce
— Sal e pimenta

Como se faz

Rale a curgete e retire o excesso de água — deve ficar bem seca. Numa taça, coloque os ovos, o bacalhau desfiado (secar bem), as farinhas, a cebola, o alho, a salsa, os coentros, o sal, a pimenta e o pimentão doce. Em seguida, triture tudo. Adicione a curgete e misture bem. Coloque pequenas porções da massa sobre um tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 190º, durante 15 minutos. Vire as pataniscas e deixe cozinhar mais 10 minutos.

Em alternativa, pode utilizar uma frigideira com propriedades antiaderentes. Para tal, disponha pequenas porções da massa sobre a frigideira quente ( duas a três colheres de sopa por patanisca), tape e deixe cozinhar em lume brando durante dois minutos. Por fim, destape, vire as pataniscas e deixe cozinhar mais um minuto com a frigideira tapada.

Se ajudar, pode espreitar também esta receita em vídeo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT