NiTfm live

Saúde

Vacinação contra a gripe começa esta segunda-feira

O Serviço Nacional de Saúde vai administrar gratuitamente 1,4 milhões de vacinas a pessoas que pertencem a grupos de risco.
A ideia é prevenir este cenário.

Começa oficialmente esta segunda-feira, 14 de outubro, a época de vacinação contra a gripe em Portugal. Este ano, pela primeira vez, as vacinas protegem contra quatro estirpes de vírus — até agora incluíam apenas três.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem dois milhões de vacinas disponíveis, das quais 1,4 milhões de destinam à administração gratuita  a utentes que pertençam a grupos de risco — cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, para pessoas residentes ou internadas em instituições, com doenças crónicas ou com o sistema imunitário diminuído, para profissionais de saúde do SNS e para os bombeiros.

Além disso, haverá ainda mais de 600 mil doses disponíveis nas farmácias, que podem ser compradas mediante receita médica, com uma comparticipação de 37 por cento.

Segundo a RTP, a Direção-geral da Saúde (DGS) avisa, porém, que é impossível prever a gravidade da próxima época de gripe, sublinhando a importância de o País se “preparar o melhor possível”, especialmente através da vacinação.

Recomenda, ainda, a vacina a pessoas entre os 60 e os 64 anos, bem como a grávidas ou a alguns doentes crónicos.

Há mais um aviso por parte da DGS: é importante que os utentes não se dirijam todos aos locais de vacinação nestes primeiros dias, para que seja possível dar uma resposta eficaz e segura a toda a gente.