NiTfm live

Saúde

Vacina contra a Covid-19 começa a ser testada esta semana no Reino Unido

Foi o ministro da Saúde britânico que o anunciou na tarde desta terça-feira, 21 de abril.

O ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, afirmou em conferência de imprensa que a vacina contra a Covid-19 vai começar a ser testada em pacientes no país esta quinta-feira, 23 de abril. Segundo a “Sky News“, esta vacina está a ser desenvolvida por uma equipa de investigadores da Universidade de Oxford, que afirmaram que tem 80 por cento de hipóteses de sucesso.

Durante a conferência de imprensa diária do governo britânico, que decorreu na tarde desta terça-feira, 21 de abril, Matt Hancock disse que os testes de Oxford, em conjunto com outros que decorrerão na Universidade Imperial de Londres, receberão cerca de 22 milhões de euros de investimento público.

A equipa de Oxford, que já havia afirmado este mês estar confiante de uma solução para ser administrada no outono, está a começar a produção antes que os testes estejam completos e quer ter cerca de um milhão de doses prontas para administrar em setembro. 

O ministro da Saúde britânico disse que desenvolver uma vacina é uma “ciência incerta”, mas que as duas equipas estavam a progredir rapidamente. “Neste momento vamos investir em produzir capacidade para que, no caso de qualquer uma das vacinas funcionar com segurança, possamos torná-las disponíveis para a população britânica o mais cedo possível”, explicou.

Há mais de 2,5 milhões de casos confirmados de Covid-19 em todo o mundo e mais de 129 mil confirmados no Reino Unido.