Saúde

Um refrigerante diet por dia é o suficiente para destruir a sua saúde

Quem o diz é a American Heart Association, que fez um estudo com mais de quatro mil pessoas.

Glass of cola - Soft drinks with ice being poured.

Os refrigerantes são calóricos, cheios de açúcar e pouco amigos de quem quer perder peso. Todos sabemos isto mas, ainda assim, acabamos por beber. Depois surgiram as versões diet e a mudança do nome foi o suficiente para abrirmos os braços (e a boca) aos novos refrigerantes. Mas adivinhe: afinal eles não são assim tão mais saudáveis, muito pelo contrário.

Uma investigação publicada no jornal da America Heart Association, chamado “Stroke”, revelou o lado mais assustador destas bebidas: beber apenas um refrigerante com adoçantes artificiais por dia foi associado a um risco maior de desenvolver demência e acidentes vasculares cerebrais. Repetimos: apenas uma vez por dia.

O estudo “Framingham Heart Study” foi feito separadamente, ou seja, numa primeira parte foram analisadas 2888 pessoas com mais de 45 anos para o estudo de AVC. Depois, os investigadores trouxeram 1484 com mais de 60 anos para o estudo da demência.

De acordo com os resultados, as pessoas que bebiam refrigerantes diet diariamente eram três vezes mais propensas a desenvolver um AVC devido a um bloqueio nos vasos sanguíneos. Mas há mais: têm 2,9 vezes mais probabilidades de serem diagnosticadas com demência, devido à doença de Alzheimer.

Curiosamente, o estudo não encontrou uma relação entre estas doenças e o refrigerante normal, embora o grupo de investigadores relembre, que ambos são prejudiciais para os vasos sanguíneos e para o corpo.

“Estas bebidas podem ter impacto para as pessoas com diabetes e que querem perder peso, por isso aconselhamos a que bebam mais água, leite com baixo teor de gordura ou outras bebidas sem edulcorantes adicionados”, explicam.

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo