NiTfm live

Saúde

“Um guerreiro que venceu a batalha do ventilador” no Curry Cabral

Nuno Moreira da Fonseca já tinha partilhado este mês uma fotografia que se tornou viral nas redes sociais.
A luta continua.

No dia 17 de março, Nuno Moreira da Fonseca partilhou uma fotografia nas suas redes sociais que emocionou o País. A imagem viral do enfermeiro do Curry Cabral, em Lisboa, mostrava o momento comovente em que confortava uma colega num corredor do hospital durante mais um duro dia de luta contra a pandemia global do novo coronavírus.

Na tarde desta terça-feira, 31 de março, o profissional de saúde voltou a partilhar um testemunho comovido sobre aquilo que tem vivido nesta altura. Desta vez, a imagem partilhada nas redes sociais relata a alegria de ver um paciente a vencer a batalha contra a Covid-19.

View this post on Instagram

Hoje as portas abriram-se, não para receber doentes mas para deixar entrar o sol, a luz do dia, porque um doente recuperado no nosso serviço está de volta a casa. Um Guerreiro que VENCEU a batalha do ventilador e o duelo com a pandemia. Um doente igual a tantos outros com quem lutamos lado a lado, todas estas batalhas ganhas serão o culminar duma grande vitória. Hoje foi um dia bom. Saiu em passo acelerado, rosto aberto e sorriso largo empurrado pelo desejo do reencontro. Também eu tenho que lhe agradecer ainda que anonimamente, por me fazer continuar a acreditar mesmo quando o cansaço me impele a desistir, por me motivar e dar alento na entrega e na dedicação, nestes tão sofridos dias. Obrigado! Também nós nos privamos nestes tempos da luz e alegria dos que sofrem a nossa ausência… Faltam-nos demasiadas vezes os abraços, os olhares os sorrisos e a ternura daqueles que amamos e em casa esperam ansiosos por nós. Mas estamos aqui para vos abrir as portas sempre, no intuito de tudo fazer para vos devolver às vossas vidas. Por mais dias assim, não tornem os vossos dias diferentes – fiquem em casa – em breve todos teremos dias bons e felizes. #covid_19 #covid19portugal #enfermeiros #equipa #infecciologia #hospitalcurrycabral #dgs #oms #vamosvencer #vamosficartodosbem🌈

A post shared by Nuno Moreira da Fonseca (@nuno.moreira.da.fonseca) on

Hoje as portas abriram-se, não para receber doentes mas para deixar entrar o sol, a luz do dia, porque um doente recuperado no nosso serviço está de volta a casa“, começa a descrição da imagem,  que em poucas horas já tinha recebido centenas de “gostos” e comentários dos seus seguidores. “Um Guerreiro que venceu a batalha do ventilador e o duelo com a pandemia. Um doente igual a tantos outros com quem lutamos lado a lado”, continua Nuno Moreira da Fonseca, acrescentando que “hoje foi um dia bom.”

O enfermeiro, que caracteriza as últimas semanas como “sofridas”, confessa ainda que o cansaço o faz pensar em desistir, mas que a motivação da profissão nasce quando vê os pacientes a recuperar e agradece-lhes por o fazerem “continuar a acreditar”.

No final, deixa ainda um apelo a todos os portugueses: “Por mais dias assim, não tornem os vossos dias diferentes — fiquem em casa — em breve todos teremos dias bons e felizes.”