Saúde

Testes de imunidade gratuitos em Cascais são notícia no “The New York Times”

A Câmara Municipal do concelho está a testar, de forma gratuita, toda a população para anticorpos contra a Covid-19.
O objetivo é que a população possa estar mais descansada no verão.

A Câmara Municipal de Cascais encontra-se atualmente a testar toda a população para saber quem esteve exposto ao novo coronavírus. Os testes serológicos podem ser feitos de forma gratuita por qualquer um dos 214.000 habitantes do concelho.

A operação inédita foi já notícia na agência “Reuters” e foi publicada no jornal norte-americano “The New York Times” esta sexta-feira, 22 de maio. “Uma vila de praia popular perto de Lisboa planeia ser a primeira em Portugal a testar os seus 200.000 residentes para anticorpos contra o coronavírus, para tentar ajudá-los a aproveitar a época de verão da forma mais normal possível, apesar da crise [sanitária]”, lê-se no artigo.

De acordo com a mesma publicação, os resultados dos testes são conhecidos em 24 horas e estão a ser feitos a um ritmo de cinco mil por semana, numa parceria entre a Câmara, com a farmacêutica Roche e dois laboratórios independentes e privados.

Vários países consideram a realização de testes de imunidade em massa para acelerar a reabertura da economia. Porém, a presença de anticorpos não dá ainda certezas de que se tenha imunidade permanente.

Portugal já ultrapassou os 30 mil infetados com o novo coronavírus.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT