Saúde

Taxa de contágio do vírus na Alemanha atinge níveis preocupantes

O aumento de casos pode levar à renovação de várias restrições no país.
O país regista mais de 191 mil casos.

Numa altura em que a Alemanha parecia começar a controlar a pandemia, surgem vários surtos locais que fazem disparar a taxa de contágio da Covid-19 para níveis preocupantes.O valor voltou a subir de 1,79 para 2,88, o que quer dizer que cada portador da doença infeta, em média, quase três pessoas.

Os dados foram revelados pelo Instituto Robert Koch, uma agência do governo federal da Alemanha e um instituto de pesquisa responsável pelo controlo e prevenção de doenças. Como explica, citado pela “Sky News”, o aumento do indicador R deve-se, em parte, ao facto de o número de casos ativos na Alemanha ser relativamente baixo e, por isso, todos os surtos locais têm uma forte repercussão nos cálculos.

A chanceler Angela Merkel já tinha dito aos alemães que, para manter a pandemia sob controlo, a Alemanha precisa que a taxa de reprodução se situe abaixo de um. Porém, neste momento, de 100 pessoas que contraem o vírus, outras 288 são infetadas, o que está muito acima do ideal.

O principal surto verificou-se num matadouro e fábrica de carne, em Gütersloh, no estado da Renânia do Norte-Vestefália. Lá, sete mil pessoas estão em quarentena e escolas e jardins-de-infância foram novamente encerrados. Sabe-se que mais de 1300 trabalhadores testaram positivo para a Covid-19.

A Alemanha contabiliza mais de 191 mil casos confirmados da doença, das quais 8899 pessoas morreram. Recuperaram cerca de 175 mil. Os novos surtos podem levar à renovação das restrições impostas nos últimos meses no país.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT