NiTfm live

Saúde

Epidemia de coronavírus chega a mais quatro países

A pneumonia viral continua a espalhar-se pelo mundo, tendo começado na China.
Os números continuam a subir.

O surto de coronavírus que começou na China, em dezembro, parece estar longe de terminar. Dois meses depois, e poucos dias após o alerta da Organização Mundial da Saúde para uma “eventual pandemia”, o Covid-19 — nome oficial — está a espalhar-se por mais países.

Esta terça-feira, 25 de fevereiro, juntaram-se à lista Argélia, Croácia, Áustria e Suíça. Alguns dias antes, o Brasil também confirmou o primeiro caso de infeção.

Na Europa, há mais um caso em Espanha, o que dá um total de oito, mas é Itália que está a gerar maior preocupação. Com o pico em Milão, existem já mais de 300 infetados e 11 mortes registadas. Os monumentos e museus estão fechados, os supermercados começam a ter falta de produtos e a corrida às máscaras de proteção levou à ruptura de stock.

Alemanha (17 casos), Reino Unido (13), França (14), Rússia (dois), Bélgica (um), Suécia (um) e Finlândia (um) também estão entre os países afetados.

Em Portugal, já houve 16 casos suspeitos de coronavírus, cujas análises deram negativo. Existe apenas um português infetado a bordo do cruzeiro Diamond Princess, no Japão, que está de quarentena há vários dias.