NiTfm live

Saúde

Há tipos de pele que só aguentam 10 minutos ao sol

Em que tipo de pele o bronzeado é mais rápido? Quanto tempo ela nos auto-protege do sol? O livro "O Fascinante Mundo da Pele" tem a resposta.

Sabia que o sol pode provocar inflamações da conjuntiva e cataratas?

O sol pode ser a melhor coisa do mundo, não só nos deixa mais felizes, como mais bonitos. No entanto, a luz do sol também possui características bastante sombrias: queimaduras solares, rugas, manchas e alergias. Pode provocar graves problemas a nível de visão, como cataratas. E, na pior das hipóteses, cancro da pele.

Segundo Yael Adler, investigadora e dermatologista quem tem tendência para ter borbulhas deve ter ainda mais cuidado e comprar protetores “não comedogénicos”. Isso significa que esse creme não entope os poros e, por isso, também não aparecem borbulhas.

Se normalmente lhe aparecem bolhas vermelhas, inchaço ou inflamação, tenha mais atenção ao que está a tomar. Sabia que há medicamentos que se depositam na pele? Além disso, restos de produtos cosméticos e cremes solares que tenham substâncias aromáticas corantes, emulsionantes ou conservantes também podem provocar as chamadas alergias ao sol.

Acha que tem um bronze jovem e saudável? De acordo com a médica e autora do livro “O Fascinante Mundo da Pele” (15,90€), “não há bronzeados saudáveis, qualquer vermelhidão ou bronzeado é uma reação desesperada aos danos causados pela radiação UV”.

Não, o solário também não é aprovado. Aliás, “o que o solário faz à nossa pele é, no mínimo, igualmente criminoso”, diz no livro Yael Adler.

Provavelmente já vai pensar duas vezes antes de se deitar ao sol durante horas. Contudo, também é importante que conheça bem a sua pele e que saiba a quantidade de radiação que ela aguenta sem qualquer proteção.

No que toca à cor de pele e à sensibilidade à radiação UV, a investigadora distinguiu seis tipos de pele diferentes.

Pele muito clara ou rosada

Se tem a pele muito clara ou rosada, sardas com frequência, cabelo louro-claro ou ruivo e olhos verdes ou azuis, a queimadura vai acontecer sempre e vai ser forte. Já o bronzeado não vai aparecer. A sua pele aguenta apenas 10 minutos sem qualquer proteção.

Pele clara

Uma pessoa com pele clara, com algumas sardas, cabelo louro ou castanho e olhos verdes ou azuis, ficará com queimaduras na maior parte das vezes. Quando acontecer, será uma queimadura forte. Quanto ao bronzeado, no máximo, consegue um ligeiro tom após a queimadura. A sua pele aguenta apenas 15 minutos sem qualquer proteção.

Pele castanho-clara e cabelo claro

Se tem a pele castanho-clara, sem sardas e o cabelo louro escuro ou castanho, a queimadura acontece mais raramente e é medianamente forte. Consegue um bronzeado facilmente e a sua pele aguenta 20 minutos sem qualquer proteção.

Pele castanho-clara e cabelo escuro

No caso de uma pessoa com a pele anterior mas com cabelo castanho escuro ou mesmo preto, a queimadura é bastante rara e não é forte. O bronzeado é fácil e profundo e a pele aguenta 30 minutos sem qualquer proteção.

Pele castanha

Se tem pele castanha, sem sardas, cabelo castanho escuro ou preto e olhos escuros, para um caso muito raro de queimadura solar são necessárias doses muito elevadas de radiação UV, como num glaciar, por exemplo. Aqui o bronzeado é bastante acentuado e a pele aguenta mais de 50 minutos sem qualquer proteção.

Pele castanho-escura

Numa pessoa com pele castanho-escura, sem sardas e com olhos escuros a queimadura pode nunca acontecer. Neste caso, o bronzeado é acentuado e a pele aguenta mais de 60 minutos sem qualquer proteção.

Atenção: isto não se aplica apenas quando está na praia. A verdade é que estamos expostos ao sol diariamente e em diversas situações, seja a apanhar os transportes ou numa esplanada a comer um gelado, e estas características estendem-se até aí. Por isso, o ideal é colocar protetor todos os dias, independentemente do tipo de pele.