Saúde

Singapura vai testar vacina contra a Covid-19 em humanos na próxima semana

Esta importante fase de testes vai prolongar-se até outubro.
Mais um avanço.

Atualmente existem 26 vacinas contra o novo coronavírus em todo o mundo a ser testadas em humanos. À lista junta-se agora a versão que está a ser desenvolvida em Singapura, pela Faculdade de Medicina da Universidade Nacional e pela empresa farmacêutica norte-americana Arcturus Therapeutics.

O anúncio feito este sábado, 8 de agosto, avança o jornal local “The Straits Times”, vai contar com 100 voluntários, entre os 20 e os 50 anos. “Como o ensaio está aberto a voluntários de 21 a 80 anos, continuamos à procura de mais participantes, especialmente aqueles na faixa etária mais velha”, explica Jenny Low, uma das responsáveis.

Segundo a equipa que está a desenvolver esta vacina, à qual deram o nome Lunar-Cov19, esta versão dá a “conhecer” o vírus ao sistema imunitário, preparando-o para o reconhecer sem expor o paciente ao risco de doença. A vacina vai ser administrada até outubro. 

Singapura foi um dos primeiros países a detetar a presença do novo coronavírus fora da China, país onde a infeção teve origem. Atá à data, soma quase 55 mil casos da doença, dos quais já recuperaram 48 mil. Morreram 27 pessoas.

Já os números globais apontam para 19,4 milhões de infetados em todo o mundo. Destes, 11,7 milhões venceram a doença e outros 722 mil morreram.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT