NiTfm live

Saúde

Secretário de Estado da Saúde: “A prevenção é a única vacina de que dispomos”

António Lacerda Sales aproveitou a conferência de imprensa desta quinta-feira para apelar ao cumprimento das medidas.
Mais um alerta.

Na conferência de imprensa desta quinta-feira, 21 de maio, sobre o impacto do novo coronavírus, o secretário de Estado da Saúde avançou que João foram feitos, desde 1 de março, 698 mil testes de diagnóstico à doença em Portugal.

António Lacerda Sales aproveitou para destacar que a capacidade de testarem tem sido cada vez maior, assim como a de fazer vigilância de casos suspeitos e infetados no domicílio. Da plataforma Trace Covid, que junta 398 mil utentes, 16 mil estão em vigilância ativa.

O responsável disse que Linha SNS 24 recebe, neste momento, 5500 chamada por dia, um número que se tem mantido estável. Já a linha para a população com surdez, lançada a 21 de abril, já atendeu 66 videochamadas.

O secretário de Estado da Saúde destacou que “esta semana abriram escolas e creches numa forma muito diferente do habitual”, aproveitando para agradecer a “forma exemplar” como têm seguido as orientações da Direção-Geral da Saúde.

Disse, em seguida, que “no dia em que se atinge os cinco milhões de casos no mundo, sabemos que de continuar a reforçar os nossos mecanismos de propagação do vírus”. E alerta: “Continua a ser a prevenção a única vacina de que dispomos.”