NiTfm live

Saúde

O recorde que ninguém queria ter: EUA registam mais de 2 mil mortes num só dia

Os números são assustadores.

Há já vários dia que a pandemia de coronavírus nos Estados Unidos dá sinais de estar fora de controlo, apesar do que tem dito o presidente Donald Trump. Na última semana houve registo de milhares de mortos e esta terça-feira, 7 de abril, chegou a notícia de um recorde mundial que ninguém quereria ter: mais de dois mil mortos por Covid-19 em apenas 24 horas.

De acordo com a “BBC”, este é o número de mortes mais elevado num só dia já registado desde o início da pandemia. O número total de mortes desde o início do surto nos Estados Unidos é agora de mais de 12.700. O país é, também o que soma maior número de casos confirmados: cerca de 396.000 pessoas infetadas, de acordo com a Universidade Johns Hopkins, que atualiza continuamente os dados.

A situação caótica e o número de mortos já levou o vereador de Nova Iorque — a cidade mais afetada —, Mark Levine, a anunciar, num conjunto de tweets, a possibilidade da necessidade de enterrar vítimas da Covid-19 temporariamente em parques públicos, uma vez que as morgues e os hospitais enfrentam dificuldades face ao elevado número de mortos.

O novo coronavírus já infetou cerca de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 80 mil.