Saúde

Quer um plano de treino? Peça na farmácia

As farmácias estão a preparar um novo serviço com fisiologistas para passarem uma prescrição personalizada de exercício físico.

Um motivo para ir à farmácia.

Normalmente vamos à farmácia quando estamos doentes ou porque já não temos mais Brufen e a dor de cabeça é insuportável. Dentro de pouco tempo, vai ter uma razão extra para lá ir: ter um plano de treino individualizado feito por fisiologistas do exercício.

De acordo com o diretor do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, Pedro Teixeira, a ideia da Associação Nacional de Farmácias é que seja mais fácil as pessoas terem uma prescrição de exercício e acompanhamento personalizado, e não um breve aconselhamento — normalmente, isso é feito pelo médico.

Para alguns, a “receita” pode servir apenas para serem menos sedentários. Contudo, para quem tem doenças como a diabetes ou que até esteja a recuperar de um cancro, Pedro Teixeira explica ser importante ter “um profissional diferenciado, que saiba adequar o exercício à sua condição”. O Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física acredita que este também deve ser o caminho para os agrupamentos de centros de saúde. No entanto, ainda não se sabe quando este sistema irá começar a funcionar.

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo