NiTfm live

Saúde

Portugueses criam um escape room especial para médicos

Duas startups desenvolveram um jogo que tem como objetivo melhorar as condições de saúde.
É um bom treino para médicos.

Em miúdos todos adorávamos brincar aos médicos, fingir que estávamos doentes e usar, como acessório indispensável, um estetoscópio ao pescoço. Depois de crescidos podemos ter seguido esse rumo ou não, mas continuamos a querer descobrir soluções para problemas ambiciosos como o cancro ou o recente coronavírus.

Para os médicos essa brincadeira séria poderá já ter um espaço próprio. Chama-se Hospital Getaway – Clinical Escape Game e é um novo escape room criado por duas startups portuguesas. O objetivo é poder ajudar a desenvolver as competências necessárias para melhorar as condições de saúde e está pensado essencialmente para médicos.

A ação desenrola-se no “Hospital da Penha”, um cenário imaginário, e aí há todas as tarefas hospitalares para realizar. Todo o dia a dia normal de um hospital está aqui representado, através de um software no qual os médicos podem ter acesso a dados como o historial clínico do doente, pedir exames, analisar os resultados ou receitar medicamentos.

No Hospital Getaway — Clinical Escape Game jogam grupos de três a cinco elementos que, durante 45 minutos, têm que tomar as melhores decisões clínicas com base nos conhecimentos científicos mais atuais. Neste processo vão deparar-se com os normais constrangimentos do dia a dia de um médico e terão que encontrar as soluções que permitem garantir os melhores cuidados médicos.

Neste jogo, as equipas vão desenvolver competências como a comunicação, a gestão de conflitos ou a confiança nos outros membros, o que é bom para qualquer grupo médico. É por isso que este escape room é recomendado para médicos, futuros médicos e pessoas ligadas à área da medicina.

Ao contrário de outros, não tem uma localização específica. Pode ser montado em eventos, congressos, escolas, hospitais ou organizações com o objetivo de melhorar o seu desempenho. Por outro lado, pode ainda ser personalizado para patologias ou competências mais específicas de acordo com o evento em que se inserir.

O Hospital Getaway – Clinical Escape Game foi desenhado numa parceria entre a UpHill, que desenvolveu a parte do software, e a Nobox, mais ligada à formação na área da saúde.

“A UpHill nasceu para desenvolver software que facilita a aquisição de conhecimentos e competências pelos profissionais de Saúde. Aquilo que ambicionamos é trazer a atualização científica de forma rápida, intuitiva e simplificada para os hospitais”, explica em comunicado o CEO e cofundador da UpHill, Eduardo Freire Rodrigues.

Uma opinião semelhante tem o cofundador da Nobox, Diogo Silva: “Tal como no dia-a-dia, além do conhecimento clínico será essencial uma grande dose de comunicação, trabalho de equipa e confiança entre os participantes para conseguirem garantir cuidados de excelência e sair a tempo deste ‘hospital’. Esperemos que neste caso não sejam precisas horas extraordinárias”.

Todas as informações, contactos e reservas estão disponíveis no site do Hospital Getaway — Clinical Escape Game.