Saúde

Porto vai realizar rastreios grátis e anónimos ao VIH

Basta aparecer num dos lugares selecionados pela autarquia e esperar pela sua vez.
O teste é feito com uma picada no dedo.

A Sida ou VIH tem feito milhões de vítimas nas últimas décadas um pouco por todo o mundo. Apesar de ainda não existir uma cura, há cada vez mais tratamentos que permitem que os doentes consigam ter uma vida melhor e mais duradoura. A Câmara Municipal do Porto quer ajudar a descobrir mais depressa os infetados, por isso vai oferecer testes grátis com garantia de anonimato a quem quiser. 

O Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH/Sida do Porto, também conhecido por CAD VIH/SIDA, vai andar pela cidade no mês de agosto, com a sua unidade móvel, a fazer um rastreio gratuito à doença. O utente é atendido por ordem de chegada, sem precisar de marcar. A carrinha vai passar por vários locais da cidade, como a Praça da Liberdade ou a Praça da República. O percurso completo, com as datas e as horas, já está disponível na online

A unidade fixa deste centro já realiza este tipo de atendimento, mas com a necessidade de marcação prévia e garantia do direito à privacidade dos cidadãos. As marcações podem ser feitas através do 220 412 250,  961 314 380 ou via email (cadporto@nullarsnorte.min-saude.pt). O espaço está aberto de segunda a sexta feira, entre as 9 e as 18 horas. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT