NiTfm live

Saúde

Porto, Lisboa e Braga em alerta laranja por causa da Covid-19

O anuncio foi feito esta quarta-feira, 25 de março, pelo comandante nacional da Proteção Civil.
O resto do País está em alerta amarelo

Porto, Lisboa e Braga estão em alerta por se tratarem dos “sítios com maior incidência dos riscos e de casos” do novo coronavírus, explica esta quarta-feira, 25 de março, a Autoridade Nacional de Proteção Civil, que elevou o estado de alerta para laranja. O resto do País mantém-se em alerta amarelo.

Estas são as três zonas que obrigam a uma maior vigilância e “maior coordenação e atividade mais próxima” por parte das autoridades. Além desta medida, tomada no dia em que Portugal avança para a fase de mitigação da doença, foram também ativados os planos distritais de 10 distritos: Aveiro, Faro, Coimbra, Bragança, Porto, Viseu, Vila Real e Santarém.

Outra das medidas passa pela ativação do Plano de Emergência e Proteção Civil, que vai “garantir um enquadramento de todas as medidas avulsas que já estavam a ser tomadas e que careciam de um plano genérico, que dá hipótese a criar outros grupos que contribuam para o que é a continuidade da prestação do socorro em Portugal”, explica Duarte Costa, comandante nacional da ANPC.