NiTfm live

Saúde

Porto é a cidade portuguesa com maior número de enfermeiros infetados

Segundo um inquérito feito pela Ordem, já ultrapassam os 300 — mais do que tinha sido avançado pela Direção-Geral da Saúde.
São mais de 1500 sob vigilância ativa.

Na terça-feira, 31 de março, a Ordem dos Enfermeiros lançou um inquérito para conhecer a verdadeira situação destes profissionais de saúde que estão na linha de defesa da pandemia da Covid-19. Apurou-se que mais de 322 estão infetados pelo novo coronavírus.

Segundo o site oficial da Ordem, o Porto é a cidade com maior número de enfermeiros com a doença (104), seguida de Lisboa (62), Coimbra (46) e Braga (26).

Além disso, “1750 estão neste momento em casa, em vigilância activa, depois de terem estado em contacto direto com doentes, a aguardar teste ou resultado”, pode ler-se numa publicação feita na sexta-feira, 3 de abril.

Em apenas 48 horas, 18306 enfermeiros responderam ao formulário, o que corresponde a cerca de 40 por cento do número dos que trabalham no Serviço Nacional de Saúde. 

Ainda assim, com uma amostra mais pequena, os resultados confirmaram as suspeitas da Ordem, “de que os dados que estão a ser avançados estão aquém da realidade”.