Saúde

Petição exige regresso de vacina da BCG ao Plano Nacional de Vacinação

A carta, que já tem 7 mil assinaturas, dirige-se a Graça Freitas, diretora-geral da Saúde. Em Portugal, esta vacina só é administrada a crianças em grupos de risco.

Há uma petição pública que conta já com mais de 7 mil assinaturas e que tem como objetivo colocar a vacina da BCG no Plano Nacional de Vacinação para crianças nascidas a partir de 2015. A acompanhá-la está uma carta que se dirige a Graça Freitas, diretora-geral da Saúde.

Em Portugal a BCG não consta do Plano Nacional de Vacinação geral, sendo apenas administradas a crianças de grupo de risco. A vacina da BCG tem um duplo efeito no sistema imunitário. Além de induzir a produção de anticorpos contra a bactéria da tuberculose, também ajuda o sistema imunitário a agir contra outros invasores”, explica o texto.

Segundo o autor, em causa estará a proteção adicional que a vacina pode ter para combater o novo coronavírus, ainda que, como sublinha o texto, esta não o previna. “Assim, tal como a minha filha não a recebeu (nascida em 2016), milhares de crianças nascidas desde então, também não a receberam”, termina. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT