NiTfm live

Saúde

Pastas de dentes com carvão são a nova promessa para uns dentes brancos

Têm como lema "Black is White" e já estão à venda em Portugal. A NiT falou com o dentista André Júdice para saber se funcionam mesmo.

Ter uns dentes brancos e direitos como nos anúncios de televisão — continua a ser o eterno desafio para muitas pessoas. “Se eles têm, eu também posso ter.” Certo, mas isso não significa tentar tudo e mais alguma coisa e provocar o efeito contrário nos dentes.

Com o avanço da medicina dentária, e estando esta cada vez mais associada à estética, a procura pelo branqueamento foi aumentando e assim surgiram as pastas branqueadoras. No entanto, recentemente, a Deco Proteste testou 13 marcas destas pastas e descobriu que elas não alteravam a cor natural dos dentes. Na verdade, fazem precisamente o mesmo do que as normais. Mas há uma diferença: são bastante mais caras.

No entanto, não demorou muito até surgirem outras protagonistas: as pastas de dentes pretas com carvão ativado.

Na descrição da pasta pode ler-se a promessa de que tem uma “substância que provoca alterações da cor”, “fortalece o esmalte, deixando os dentes brancos” e “duplicam a proteção contra as cáries”.

Contudo, em entrevista à NiT, o dentista André Júdice revelou: “Não há nenhuma base científica nem estudos que comprovem que o carvão seja capaz de promover o desaparecimento das manchas e, consequentemente, aclarar os dentes sem ser abrasivo para o esmalte”.

Estas pastas já estão à venda em Portugal, sendo que a “Black is White Curaprox” (90 mililitros) já pode ser encontrada em lojas online por 23,94€ ou nas Farmácias Portuguesas por 22,90€. Aliás, a Farmácia Rodrigues em Ovar até vende através do site. Em ambos os locais, as pastas vêm acompanhadas por escovas específicas.

As pastas de dentes pretas dizem conter flúor que ajuda na remineralização do esmalte que beneficia a saúde oral. Contudo, segundo o dentista, se os utilizadores tiverem sensibilidade dentária não devem usá-las, uma vez que não há provas de que estas pastas não sejam abrasivas.