NiTfm live

Saúde

Pare de comer a massa crua dos bolos — pela sua saúde

O alerta vem da parte da agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos da América.
Cuidado, muito cuidado.

Se tem por hábito acabar com o resto de massa crua que fica na colher depois de preparar os bolos e bolachas, é melhor parar. É que o alerta publicado no início deste mês no site do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), da agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos da América, não deixa dúvidas: isso pode deixá-lo doente.

A publicação revela que os ovos crus usados ​​para fazer massa crua são um dos problemas, já que podem provocar infeções pela bactéria Salmonella. Ainda assim, a maior preocupação está na farinha da massa crua, uma vez que pode ser portadora de E. coli. Só em 2016, esta bactéria deixou 63 pessoas com intoxicação alimentar.

“Os germes prejudiciais podem contaminar os grãos enquanto ainda estão no campo ou noutras etapas à medida que a farinha é produzida. As bactérias só são mortas quando os alimentos feitos com farinha são cozidos. É por isso que nunca deve provar massa crua”, explicam os especialistas.

Como é que a bactéria se manifesta?

Os sintomas das infeções por E. coli variam de pessoa para pessoas mas, normalmente, incluem cólicas graves, diarreia (geralmente com sangue) e vómitos. Isto costuma acontecer três a quatro dias depois de engolir o germe.

“A maioria das pessoas recupera dentro de uma semana. No entanto, outras desenvolvem um tipo grave de insuficiência renal chamada síndrome urêmica hemolítica (SHU)”, acrescetam.

Já os sintomas das infeções por Salmonella surgem entre seis a 48 horas após a ingestão de alimentos contaminados, embora este período possa ser mais longo. Os sintomas incluem diarreia, febre e cólicas abdominais. Na maioria dos casos, a doença dura quatro a sete dias e a recuperação é feita sem a ajuda de antibióticos.

Que cuidados devemos ter?

A CDC divulgou, ainda, uma lista com vários cuidados a ter para a massa crua não se tornar um problema. Tome nota dos mais importantes.

1. Não prove nenhuma massa crua, seja para biscoitos, tortilhas, pizzas, biscoitos, panquecas ou para efeitos de artesanato feitos com farinha crua;

2. Não deixe os miúdos brincarem ou comerem massa crua, incluindo massa para artesanato;

3. Mantenha os alimentos crus, como a farinha e os ovos separados, separados daqueles que estão prontos a comer, uma vez que a farinha é um pó que se pode espalhar facilmente;

4. Limpe cuidadosamente a bancada e os recipientes depois de mexer na farinha, nos ovos ou na massa crua. A sugestão é fazê-lo com água morna e sabão.