NiTfm live

saúde

Pão, cereais, bolachas e batatas fritas vão ter menos sal até 2021

A Direção Geral da Saúde está em conversações com a indústria alimentar para reduzir o cloreto de sódio em vários produtos.

Segundo a legislação de 2009, o teor máximo de sal por cada 100 gramas de pão está fixado nos 1,4 gramas. Até 2021, a Direção Geral da Saúde (DGS) quer reduzir esse valor para um grama. O organismo tem vindo a reunir-se com indústria alimentar nas últimas semanas e há mais produtos que podem vir a ter menos cloreto de sódio durante os próximos anos.

As tostas, os cereais de pequeno-almoço, o queijo, sopas, biscoitos, bolachas e batatas fritas também estão entre as propostas da DGS. Segundo o site “Sapo”, já estão a ser criados protocolos com várias entidades da indústria alimentar para reduzir os valores durante os próximos anos.

Para a Organização Mundial de Saúde, os portugueses estão a consumir em média mais do dobro da dose de sal recomendada, que é de cinco gramas por dia. A isto estão associadas doenças como hipertensão e AVC, uma das principais causas de morte no País.