Saúde

Os incríveis (e desconhecidos) benefícios do ioga do riso

Diz-se que rir é o melhor remédio. E se lhe dissermos que pode ser treinado.
Uma gargalhada também se treina.

Madan Kataria tem uma missão, que começou na pequena aldeia onde nasceu na Índia e desde 1995 se tornou a mensagem que tem espalhado por todo o mundo: rir faz bem. Mais do que isso, é possível, com alguns exercícios, fazer da gargalhada um treino que traz benefícios.

É o próprio quem escreve na introdução ao seu livro “Yoga do Riso” que esta modalidade “não é uma ciência complexa. O livro, publicado originalmente em 2018, foi lançado recentemente em português, numa edição de 265 páginas, a cargo da editora Nascente.

Com o devido acompanhamento, uma sessão de grupo que começa com exercícios de “ah ah” e “oh oh” pode dar uma volta interessante. É um daqueles casos em que a repetição ajuda, bem como exercícios adequados de respiração. E não é incomum que aqueles “ah ah” e “oh oh” se tornem gargalhadas bem sinceras — e audíveis.

Rir aumenta o fornecimento de oxigénio aos tecidos do corpo, ajuda a fortalecer o sistema imunitário, é ainda um ótimo auxiliar no alívio da dor e do stress, este último um fator que contribui para diferentes doenças.

“Yoga do Riso” é uma obra que mistura o lado de missão pela modalidade que faz parte da história do autor, com elementos mais práticos, como um questionário que avalia o quociente de riso de cada pessoa, bem como vários exercícios práticas que Madan Kataria tem trabalhado ao longo dos anos.

Há também pequenos elementos de estudo que nos levam a pensar sobre o impacto que o riso pode ter no dia a dia, como quando o autor refere que as crianças conseguem rir até 400 vezes por dia. Os adultos, porém, por vezes não passam das 15 vezes por dia. Além de hipóteses científicas que ajudam a perceber porque é que, quando alguém se ri, às vezes damos por nós a rir também — um efeito dos neurónios-espelho, uma das áreas que o prestigiado neurocientista português António Damásio tem estudado ao longo da carreira.

Formado em medicina, Madan Kataria conta como o stress e a infelicidade na sua própria vida o levaram a explorar o riso como ferramenta terapêutica. O riso, explica, foi a ferramenta que encontrou para contrariar o impacto que o stress prolongado pode ter no corpo — e na mente.

“Yoga do Riso”, de Madan Kataria, já à venda.

“Yoga do Riso”, de Dr. Madan Kataria, custa 17,69€ e encontra-se à venda nas livrarias nacionais.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT