Saúde

OMS só tem 10% dos fundos necessários para combater a pandemia

São necessários 100 mil milhões de dólares apenas para vacinas, segundo o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde.
Há quase 20 milhões de infetados em todo o mundo.

Esta segunda-feira, 10 de agosto, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) fez declarações que estão a preocupar o mundo inteiro. Há uma “larga discrepância” entre os fundos necessários para combater a pandemia do novo coronavírus e os fundos efetivamente comprometidos.

“A OMS está apenas a dez por cento do caminho para financiar os milhares de milhões de dólares necessários”, avançou Tedros Adhanom Ghebreyesus, citado pela “ABC News”, durante uma conferência de imprensa em Genebra, na Suíça.

“Os próximos três meses apresentam uma janela de oportunidade crucial para dimensionar o impacto do acelerador ACT (Access to Covid) em termos de um impacto global”, continuou o responsável.

Contudo, para explorar essa janela, Ghebreyesus diz que é preciso ampliar a forma como estamos a financiar o acelerador ATC. 

“Só para as vacinas, serão necessários mais de 100 biliões de dólares. Isso parece muito dinheiro e é”, disse. Ainda assim, relembrou que “nunca é tarde para reverter a pandemia”. A mensagem é “restringir, restringir, restringir”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT