Saúde

OMS alerta para a possibilidade de contágios em massa com um novo vírus mortal

O coronavírus já provocou um morto na China, onde estão confirmados 41 casos. Também já há relatos da doença na Tailândia.
Atenção a este alerta.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou esta terça-feira, 14 de janeiro, que os hospitais em todo o mundo estão a ser preparados para lidar com um novo grupo de vírus, que tem potencial de desencadear uma onda de contágios em massa, avança o jornal “Observador”.

A OMS não afasta um cenário de contágio em massa, após o vírus ter feito um morto na China e ter chegado à Tailândia. À mesma publicação, a Direção-Geral da Saúde garantiu estar “em contacto” com as entidades internacionais e “em constante atualização”.

O número de casos tem aumentado todos os dias na China e a organização está a apostar na prevenção. “Estamos a preparar-nos para a hipótese de contágios em massa, pelo que estão a ser tomadas medidas de prevenção e controlo de infeções para que todos os hospitais do mundo apliquem as precauções habituais”, referiu a diretora interina do departamento de doenças emergentes da OMS.

Segundo a diretora, sabe-se que o vírus é da família da Síndrome Respiratória Aguda Grave que, entre 2002 e 2003, fez 648 vítimas mortais na China. O caso detetado na Tailândia é de uma mulher chinesa que viajou para esse país.

Os sintomas da infeção com este vírus são semelhantes aos de uma constipação, podendo ser acompanhados de febre, tosse, fadiga e falta de ar. Existe a possibilidade de haver contágio entre humanos, no entanto, ainda não está confirmada.

Neste momento, há 41 casos na China, seis dos quais em estado grave. Sete pacientes já tiveram alta e, desde 3 de janeiro, não há registo de novos casos, sem contar com o da Tailândia.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT