NiTfm live

Saúde

O melhor chá para acalmar os nervos faz-se com um ingrediente que tem em casa

Tem um efeito calmante sobre o corpo e, por isso, pode ser uma bela ajuda.
Também aquece as mãos.

Há chás para praticamente tudo: emagrecer, dormir bem, diminuir a barriga inchada e até para as dores de cabeça. O que também não falta são bebidas que evitam catástrofes, seja para aquele momento em que está prestes a matar alguém ou quando está nervoso para uma reunião. Porém, no que diz respeito ao nervosismo e ansiedade, há um tipo de chá que se destaca.

Falamos da camomila, o nome comum para várias plantas semelhantes a margaridas da família Asteraceae. Conhecida há centenas de anos pelas suas propriedades relaxantes, defende-se que não se trata exatamente de um chá, uma vez que provém de uma planta sem cafeína e rica em sabores florais.

Há quem diga, também, que beber uma chávena é mais relaxante do que um banho quente. Suposições à parte, a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo garante que é uma bela ajuda para diminuir a ansiedade — tem um efeito calmante sobre o corpo.

Se há quem fique nervoso em situações muito específicas, existe um enorme grupo de pessoas que sofre com ansiedade quase todos os dias, para as quais esta bebida pode ser útil. Aliás, um estudo da Phytomedicine, publicado na “US National Library of Medicine” do National Institutes of Health, em dezembro de 2016, revela que o chá de camomila “reduz significativamente os sintomas de transtorno de ansiedade generalizada moderado a grave”.

O facto de quase toda a gente privilegiar o seu consumo à noite, normalmente 30 minutos antes de ir dormir, está relacionado com a suas propriedades e com o facto de ser um líquido quente — aumenta o calor no corpo e provoca mais rapidamente a sensação de sonolência. Porém, é também uma opção para acompanhar refeições. 

“O chá de camomila tem, ainda, ações anti-inflamatória, antialérgica, antiespasmódica, antidiarreica e analgésica”, destaca a autora do blogue “Manias de Uma Dietista”.

Não tem cafeína.

Várias pesquisas já evidenciaram que, na sequência das suas propriedades digestivas, esta bebida também é útil para quem sofre de enjoos e dores menstruais, ajudando a relaxar os músculos. Além disso, pode simplesmente ser uma solução para o reconfortar nos dias frios.

Apesar de todos os benefícios, em caso de gravidez, amamentação ou de alguma patologia, deve consultar um médico ou técnico de saúde antes do consumo.

O chá pode ser feito com as flores secas da camomila ou com as saquetas de chá que se encontram facilmente em qualquer supermercado. Nas lojas Celeiro, a planta para infusão está à venda por 1,35€ (50 gramas). 

A NiT dá-lhe a receita: duas colheres de chá rasas para uma chávena de água. Deixa ferver durante um minuto e deixar em infusão cinco minutos. Recomenda-se beber três a quatro chávenas por dia.

Há outros chás que ajudam nos dias mais stressantes 

A lavanda, por exemplo, também contém propriedades relaxantes, ajudando na diminuição da tensão arterial e no tratamento de problemas neurológicos, como a insónia e depressão. Mas há mais: tem propriedades diuréticas, o que favorece a eliminação de substâncias nocivas para o organismo. Além disso, traz benefícios para o sistema digestivo, através do estímulo da digestão.

De acordo com a especialista, o chá de valeriana, por conter propriedades calmantes e relaxantes, é outro tipo chá que é útil para ter uma noite mais tranquila. A mesma coisa pode dizer-se da versão com rooibos.

Este último chá “é indicado para diminuir a irritabilidade, insónias e depressão, e também tem uma ação desintoxicante”, revela.

Caso aquilo que procure neste tipo de bebida seja uma ajuda extra para emagrecer, carregue na galeria para conhecer dez chás ideais.