NiTfm live

Saúde

Pais de Matilde garantem: dinheiro vai começar a ser partilhado com outros bebés

O anúncio foi feito no Facebook. Pais da bebé já estão em contacto com casos semelhantes.
Matilde tem dois meses.

Foi anunciado esta quinta-feira, 11 de julho, na página de Facebook de apoio a Matilde. Parte do dinheiro que foi angariado para o tratamento da bebé vai começar a ser encaminhado para os pais de, pelo menos, duas crianças com a mesma doença.

“Já contactámos a mamã da Natália (Andrea Silva) e a mamã do Mateus (Maria Terra)”, escreveram Carla e Miguel Sande, os pais de Matilde. 

Segundo a publicação, o valor será distribuído para “assegurar todas as terapias, equipamentos e acessórios” necessários para combater a Atrofia Muscular Espinal tipo 1, uma doença genética rara que provoca fraqueza muscular grave e progressiva, mesmo não sabendo ainda a família de Matilde qual o montante que será necessário para os “cuidados diários”.

Ainda no mesmo texto pode ler-se que a bebé já deixou de tomar antibiótico e que os médicos “falaram de uma possível alta”.

Na terça-feira, 9 de julho, foi anunciado pelos pais que parte do tratamento já começou. A bebé recebeu a primeira dose do medicamento Spriranza, o único disponível em Portugal para “ajudar a travar a doença”. Segundo a família, o Zolgensma — o medicamento mais caro do mundo que é fundamental para a cura — vai ser comparticipado em breve pelo Estado sem a necessidade de sair do País.