Saúde

Nova Zelândia está há 100 dias sem contágios locais por Covid-19

Mesmo sem tratamento ou vacina, este país é um exemplo de sucesso e esperança.
O país não baixa a guarda.

Há esperança: embora não exista tratamento ou vacina para o novo coronavírus, este domingo, 9 de agosto, houve um país que atingiu a marca dos 100 dias sem contágios locais. A Nova Zelândia é um exemplo de sucesso, mas as autoridades continuam a pedir cautela a toda a população.

“Conseguir 100 dias sem transmissão na população é um passo importante, contudo, como todos sabemos, não nos podemos dar ao luxo de qualquer negligência”, revela o diretor de Saúde, Ashley Bloomfield, em conferência de imprensa.

Existem 23 casos de infeção por Covid-19, mas todos foram detetados na fronteira quando tentavam entrar no país, não afetando a realidade local. Neste momento encontram-se em quarentena.

“Temos visto no estrangeiro quão rápido o vírus pode reaparecer e propagar-se em lugares onde anteriormente estava sob controlo, e temos de estar preparados para rapidamente refrear quaisquer novos casos no futuro na Nova Zelândia”, acrescentou o responsável.

A Organização Mundial da Saúde já disse que a Nova Zelândia tem sido exemplar a eliminar com sucesso a transmissão do vírus na população. O país, que tem cinco milhões de habitantes, teve, até à data, 1219 casos da doença. Morreram 22 pessoas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT