NiTfm live

Saúde

Nasceu o primeiro bebé infetado com coronavírus

A mãe estava doente na altura do parto, mas havia esperança de evitar a contaminação. Infelizmente isso não aconteceu.
Há mais de 24 mil contagiados.

Uma mulher grávida infetada com o novo coronavírus transmitiu a doença ao bebé. O caso aconteceu na cidade chinesa de Wuhan, onde começou o surto em dezembro e onde há o maior número de doentes com esta pneumonia viral que já fez mais de 490 mortos.

A confirmação foi dada pelos médicos do Hospital Infantil de Wuhan, 30 horas após o nascimento do bebé chinês, no domingo, 2 de fevereiro, noticia o jornal “Observador”. De acordo com os especialistas, o recém-nascido tem os sinais vitais estáveis e não apresenta febre nem tosse. No entanto, está a sofrer com falta de ar.

Os raios-x ao tórax indicam sinais de infeção e há ainda uma deficiência no funcionamento do fígado. Este torna-se, assim, no paciente mais novo das 24 mil pessoas contagiadas — e o primeiro a ser transmitido de mãe para filho.

Por outro lado, uma outra mãe chinesa infetada com coronavírus deu à luz um bebé saudável e sem vestígios da doença no dia 30 de janeiro. Após alguns dias de quarentena e observação, tanto a mãe como o recém-nascido estão em condições estáveis. O bebé foi alvo de testes duas vezes e ambos deram negativo para o coronavírus.

A Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, criou um mapa que atualiza em tempo real o número de infetados, mortes e recuperações relacionadas com o vírus.