Saúde

Só na próxima semana é que a DGS volta a atualizar dados de Covid-19 por concelho

A partir de terça-feira, 14 de julho, estes elementos voltam a constar do boletim diário.
Portugal tem mais de 45 mil casos positivos.

Depois de nos últimos dias os dados por concelho terem deixado de surgir no boletim diário, as autoridades de saúde e o governo informaram esta sexta-feira, 10 de julho, que tal situação será corrigida na próxima semana.

A partir de terça-feira, 14 de julho, os dados por concelho vão voltar a ser apresentados diariamente, informou a ministra da Saúde, Marta Temido. “O facto de não estarem incluídos no boletim não quer dizer que não tenhamos acesso a eles”, realçou por sua vez Graça Freitas.

A diretora-geral da saúde justificou esta ausência informativa: “Precisamos de o fazer com segurança necessária”. Já sobre eventuais diferenças entre dados totais e dados por concelho, Graça Freitas explicou que tal pode ocorrer em períodos de 24 horas mas que não é significativo.

Há sempre diferenças entre o apuramento nacional e local. Para lá de questões como as moradas, já faladas anteriormente, Graça Freitas deu como exemplo um médico ou um elemento das autoridades de saúde poder saber de um caso “no momento em que ocorre” e tal não ser logo refletido nos dados totais do país no espaço de 24 horas. “Há pequenas discrepâncias ao dia que não são graves, são pequenas discrepâncias”, explicou.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT