NiTfm live

Saúde

Mulher infetada com coronavírus deu à luz na China

Apesar de a mãe estar infetada com o vírus, o bebé nasceu perfeitamente saudável.

Numa altura em que toda a gente está preocupada com a propagação do coronavírus e nas formas de tentar travá-lo, uma mulher infetada com o vírus deu à luz na China. A informação foi divulgada esta segunda-feira, 3 de fevereiro, e indica que o bebé está bem de saúde.

De acordo com o jornal “China Daily”, o hospital de Harbin, capital da província chinesa de Heilongjiang, revelou que o parto aconteceu a 30 de janeiro e que o bebé nasceu com 3,05 quilos e uma pontuação de dez na escala de Apgar. Esse valor máximo quer dizer que o tom da pele estava rosado, tinha mais de 100 batimentos cardíacos por minuto, a sua mobilidade e reação era boa e o choro forte.

Quando o caso da mãe, grávida de 38 semanas, foi conhecido pelos médicos, reuniu-se uma equipa com obstetras e especialistas de pneumologia e neonatologia para avaliar a situação. Os médicos decidiram, então, avançar para a cesariana e retirar o bebé.

Após alguns dias de quarentena e observação, tanto a mãe como o recém-nascido estão em condições estáveis. O bebé foi testado duas vezes e deu negativo para o coronavírus. Apesar de os médicos envolvidos não terem sido expostos ao vírus, toda a equipa ficou em isolamento para observação.

Segundo os últimos dados divulgados, o coronavírus já infetou mais de 17 mil pessoas e provocou a morte de 362. A Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, criou um mapa que atualiza em tempo real o número de infetados, mortes e recuperações relacionadas com o vírus.