NiTfm live

Saúde

Metade dos portugueses com sintomas não cumpre quarentena, segundo a Deco

O estudo conclui ainda que a grande maioria dos potenciais infetados não contactou os serviços de saúde.
Muitas pessoas não cumprem a quarentena.

Um estudo realizado pela Deco, divulgado esta quinta-feira, 26 de março, conclui que metade dos portugueses com sintomas de Covid-19 não cumpre a quarentena. Além disso, uma grande maioria não contactou sequer os serviços de saúde.

Segundo a associação de defesa do consumidor, citada pela “Lusa”, 9 por cento dos inquiridos revelou ter tido pelo menos um dos sintomas característicos do novo coronavírus (febre, tosse seca ou dificuldades respiratórias) nos últimos 15 dias, mas 77 por cento não contactaram os serviços de saúde e metade revelou não ter cumprido a quarentena.

Apenas 12 por cento dos que apresentaram sintomas ficaram em casa, não tendo saído de todo. As indicações da Direção-Geral da Saúde face à presença de sintomas suspeitos são de ligar para a linha SNS24 e seguir as instruções dos profissionais de saúde.

13 por cento dos portugueses que responderam ao questionário online afirmaram que o fizeram — e 7 por cento revelaram que se dirigiram às urgências.

O estudo foi realizado entre os dias 18 e 20 de março e analisou 1002 respostas de adultos. Os resultados concluíram ainda que 74 por cento dos residentes em Lisboa seguem à risca o conselho da DGS para ficar em casa, versus 67 por cento dos residentes no Porto.