NiTfm live

Saúde

Mais de metade da população portuguesa é obesa (o resto caminha para lá)

Esta é a conclusão de um estudo feito no Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa.
Más notícias.

Um estudo realizado no Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, e divulgado esta terça-feira, 4 de fevereiro, mostra resultados assustadores: mais de metade da população portuguesa é obesa ou caminha para isso. 

Segundo os investigadores, 68 por cento apresenta dois ou mais fatores de risco para doenças cardiovasculares e 22 por cento, quatro ou mais. Em declarações à “Lusa” citadas pelo “Sapo“, Mafalda Bourbon, coordenadora do estudo, disse que os dados recolhidos surpreenderam, sobretudo porque “este trabalho analisou o conjunto de fatores de risco para um mesmo indivíduo” e não os fatores de forma isolada.

“Não tínhamos dados para pensar qual seria o valor que íamos obter. Quando percebemos que quase 70 por cento têm dois ou mais fatores de risco é preocupante”, afirmou. A investigação teve como base uma amostra de 1688 pessoas, que fizeram exames físicos, análises clínicas e preencheram um questionário. 71,3 por cento faz uma dieta inadequada; 43,1 por cento tem hipertensão arterial; 25,4 assume hábitos tabágicos e 29,2 por cento dizem ter um nível baixo de atividade física.