Saúde

Mais de 780 mil máscaras apreendidas em Portugal desde o início da pandemia

O secretário de Estado do Comércio e Defesa do Consumidor, revelou ainda que foram recolhidos mais de 22 mil litros de álcool gel.
Apreendidas.

Desde o início da pandemia em Portugal, as autoridade nacionais já apreenderam cerca de 780 mil máscaras que não respeitavam as regras de proteção. A revelação foi feita esta terça-feira, 23 de junho, pelo secretário de Estado do Comércio e Defesa do Consumidor. Citado pela “Lusa” na “TSF”, o governante disse ainda que, no mesmo período, fora apreendidos mais de 22 mil litros de álcool gel.

“Até este momento já foram apreendidas 780 mil máscaras 22.600 litros de biocida no valor total de 1,345 milhões de euros”, explicou João Torres na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças. Na sua intervenção na Assembleia da República, o responsável pela defesa do consumidor indicou igualmente que “houve um total de quase 1.800 operadores fiscalizados, 109 processos crime, 249 processos contraordenacionais” instaurados pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

“Nove operadores económicos foram suspensos, cuja atividade foi suspensa pela ASAE”, apontou João Torres, que classificou de “absolutamente notável” o trabalho desta autoridade no “contexto da Covid”.

O secretário de Estado do Comércio e Defesa do Consumidor adiantou ainda que o Laboratório de Segurança Alimentar testou 12 marcas diferentes de gel desinfetante presentes no mercado.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT