NiTfm live

Saúde

Lidl retira mistura de legumes do mercado por ser perigosa para a saúde

As embalagens com milho e legumes ultracongeladas da Freshona foram recolhidas das lojas e os clientes que as tiverem em casa podem devolvê-las.

Vai ter de procurar outra opção saudável.

Depois de no início do ano o Lidl ter retirado várias embalagens de frutos secos do mercado por suspeitar que existiam fungos nas embalagens, há mais um produto que não vai encontrar nas lojas nos próximos tempos. Falamos dos sacos com milho e legumes ultracongelados da Freshona, uma das marcas de congelados da cadeia alemã. 

De acordo com o “Jornal de Notícias“, a empresa belga Greenyard, que distribui este produto, pediu que todas as embalagens fossem retiradas do mercado e aconselha os clientes a devolverem as que tiverem em casa, independentemente da validade ou do lote. 

Em causa está a suspeita de contaminação com a bactéria Listeria monocytogenes que pode causar sintomas semelhantes à gripe. 

“A razão para esta recolha prende-se com o facto de não poder ser excluída a hipótese do artigo estar contaminado com Listeria monocytogenes”, escreve o jornal. “A Listeria monocytogenes pode despoletar infeções gastrointestinais (Listeriose) e os sintomas são semelhantes a um quadro gripal.”

A mesma publicação avança ainda que em certos grupos de pessoas com sistemas imunitários mais frágeis, como é o caso das grávidas, das crianças ou idosos, a bactéria pode ser um risco para a saúde. Todos os clientes que tiverem comprado o produto podem levá-lo a uma loja Lidl e serão reembolsados na totalidade. 

Segundo a Greenyard mais nenhum artigo da Freshona apresenta qualquer risco para a saúde ou está contaminado com qualquer bactéria.